JACOBINA: MÉDICOS DO HMATS ERRAM DATA DE PARTO E BEBÊ MORRE NO VENTRE DA MÃE, AFIRMA FAMÍLIA. FETO AINDA NÃO FOI RETIRADO E GESTANTE CONTINUA INTERNADA


23/02/18- Durante a madrugada desta sexta familiares de uma jovem gestante acionaram a redação do BA para fazer uma denúncia. Segundo eles, um erro médico provocou a morte do bebê da jovem Mariclea Araújo de Oliveira Santos, de 29 anos, após uma peregrinação de cerca de 15 dias ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho. O esposo da gestante, Sandro de Oliveira Santos, disse que a esposa fez o pré natal seguindo todas as orientações no Posto de Saúde do distrito de Novo Paraíso, onde residem, e que o médico teria dado a previsão que a criança iria nascer no dia 14 deste mês, uma quarta-feira, no entanto, segundo o pai da criança, quando ela esteve no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho sentindo dores na terça-feira, 13, o médico de plantão disse que o doutor que fez o seu pré natal estava louco, que a data prevista para o nascimento estava errada, e após o atendimento a mandou de volta para casa. Entretanto, segundo familiares a gestante continuou sentindo dores e começou a apresentar sangramento.



Mariclea: Foto cedida pela família
 A partir daí, segundo os familiares, ela voltou ao hospital por cinco vezes, e em todas elas a jovem foi medicada e mandada de volta para casa, sempre na alegação de que ainda não estava na hora do parto, até que na última, na manhã da segunda-feira, 19, a jovem retornou ao hospital   e após ser atendida, o médico disse que a data correta do parto seria sexta-feira, 23, mas o pai disse que na noite da quarta sua esposa relatou que não sentia mais a criança mexer e que a  barrida estava fria. A família então a trouxe de volta ao Hospital Teixeira e após um ultrassom o médico que a atendeu desta feita diagnosticou a morte do feto na barriga da mãe.

A família está revoltada e acusa o hospital pela morte da criança. " Foi erro médico, passamos quase 15 dias indo e voltando do Paraíso e eles foram incapazes de fazer o diagnóstico correto, meu filho morreu por negligência" afirmou Sandro indignado.

Outra reclamação da família foi a demora em fazer o diagnóstico da morte do feto. Segundo o pai de Maricléa, ela chegou no HMATS antes do meio dia da quinta, e o ultrassom que confirmou a morte  do feto só foi realizado quase as 21 horas da noite, além do que o médico disse que a retirada do feto só será realizada nesta sexta em hora ainda a ser definida.

" Ela passou praticamente o dia na angústia de saber se meu filho estava vivo ou morto, e só vieram a fazer o ultrassom quase dez horas depois, e ela ainda tem que esperar a madrugada toda dopada pra ver que horas eles vão querer tirar o filho morto dela. Isso é falta de humanidade, além do que estão colocando a vida dela em risco, afirmou o pai da gestante".

A falta de contato do médico com os familiares também foi alvo de críticas da família, que disse que  durante todo o processo de atendimento médico desta quinta e até o diagnóstico da morte do feto, o médico, a qual identificou como Dr Ricardo, sequer se dignou a falar com os familiares para dar a notícia. " Ele não se dignou nem a me dar a notícia como pai, nem a ninguém da família, eles teriam que nos tratar de forma mais digna, disse o pai da criança emocionado".


A família disse ainda que quer  justiça e o motivo maior desta denúncia é para que outros casos como este não voltem a acontecer.

O site Bahia Acontece está aberto à direção do Hospital Antônio Teixeira Sobrinho para esclarecimentos sobre o caso, franqueando espaço para o contraditório.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

MATÉRIA EM VÍDEO LOGO MAIS.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o primeiro caso envolvendo esse médico.Mas o problema é que as outras grávidas não denunciam, esta na hora de aprender a denunciar esse tipo de negligência.

    ResponderExcluir
  3. Esse hospital é um inferno quase morro quando fui ter minha filha. Ainda peguei infecção.
    Deus me livre de voltar nesse lugar

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser um fato triste e lamentável,o blog deveria averiqua o que realmente ocorreu área de expor um médico em redes sociais sem ter certeza do que realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
  5. Quase mataram minha esposa e aínda forçaram um parto normal a minha filha teve falta de oxigênio no cérebro devido a matéria vontade de fazer o Cesário sofremos até hoje com as sequelas do parto feito neste hospital

    ResponderExcluir
  6. Mais uma, aconteceu comigo da mesma forma, negligência que eles insitem em dizer que não ė culpa dos médicos..

    ResponderExcluir
  7. Tem que divulgar mesmo pra mostrar a realidade de nossa cidade... Um absurdo desse jamais poderia ficar impune. 👊

    ResponderExcluir
  8. Novamente, eles fizeram o mesmo comigo e me deixaram lá quatro dias sofrendo tenda do dar à luz a minha filha já sem vida, e quando ela nasceu eu estava sozinha no quarto sem um médico sem infermeiros, sem nada... e ainda me deram alta com resto de parto e quando voltei com infecção, perfuraram meu utero e tive hemorragia, e oq eles fizeram, me deram alta com o útero perfurado e hemorragia, e eu tô aqui ainda sofrendo com as consequências desses irresponsáveis que não ligam e não respeitam a vida dos outros!

    ResponderExcluir
  9. Perdi uma filha e quase morro. Ele de novo. Continua grosso.

    ResponderExcluir
  10. Tantos fatos parecido, e ninguém retira esse "médico"? Poder público tomem providências, vidas são vidas, não dar para banalizar dessa forma!

    ResponderExcluir
  11. E ainda tem um ser nos comentários que deve o médico.
    Oiã SÓ pode não ter filhos uma pessoa dessa ou então ser algum puxa saco😠
    Que médico é esse minha Gente será que tirou esse diploma onde?! Me descupem mais se tem uma profissão que não pode ter erro é na Medicina são vidas que estão em jogo. Que Deus console esses corações dessa família

    ResponderExcluir
  12. Verdade juntos vamos tomar às devidas providencias coragem denunciem

    ResponderExcluir